Secção de Pesca Desportiva

Novo Record Mundial “all-tackle” da Macôa (Jack Crevalle)

Com 66 pound e 2 ounce (30,027 Kg) Carlos Alberto Leal Simões, Sócio nº 624 do Clube Náutico da Ilha de Luanda, estabeleceu em 1 Junho 2010 novo record mundial “all-tackle” da Macôa (Jack Crevalle). A Macôa foi capturada na Barra do Dande-Angola.

Carlos Alberto Leal Simões - Macôa 66 pounds

O anterior recorde de 26,5 Kg pertencia a Angola e ao CNIL pois tinha sido estabelecido na Barra do Kwanza em 10/12/2000 por Nuno Abohboth Silva Sócio nº 134. No entanto o peixe de Nuno Silva continua a manter o recorde de linha (M - 50 Lb) continuando na tabela de recordes da IGFA-International Game Fishing Association.

Noticias:

Aos Comandantes das Equipas, Pescadores,Operadores de câmara,Acompanhantes e “Afishionados” da Pesca Desportiva

Como já é habitual nestes 7 anos desde 2005, do convite para efectuarem a PRÉ-INSCRIÇÃO até ao dia 10 de Janeiro 2011, para a Sétima Edição do LOBITO BIG GAME FISHING TOURNAMENT a realizar na 28,29, 31 de Março e 1 de Abril de 2011, na Cidade do Lobito, que como já é habitual será patrocinado pela DESCO, ICTS, NDS e SELQUIMICA representadas pelos seus Directores Gerais Carlos Medina, Luis Oliveira, Jan Jongschaap e Nicolas Mansilla respectivamente. Equipas que não efectuarem a pré-inscrição dentro dos prazos estabelecidos poderão não ter os seus brindes personalizados ou nas quantidades e medidas a que têm direito não assumindo a Organização responsabilidade sobre as falhas ou faltas. Os brindes só serão entregues ás equipas que efectivamente participem no Torneio, pelo que aquelas que efectuem a sua pré e inscrição e não compareçam com a embarcação e equipa no Lobito não receberão os mesmos, podendo a Organização, em caso de dúvida, efectuar a verificação da embarcação e Equipa antes da Reunião Técnica.

Após solicitação de uma maioria significativa, a Organização voltou a instituir um dia de intervalo, para descanso entre os 4 dias de pesca, podendo as Equipas e acompanhantes desfrutar das belezas da Província de Benguela. O enquadramento de datas da reunião técnica e entrega da troféus será distribuída, bastante antes da competição, de forma a poderem organizar a Vossa estadia e as viagens de ida e regresso.

Por razões alheias á Organização e Patrocinadores, este ano não será possível transportar as embarcações de navio para o Lobito, pelo que as Equipas inscritas terão de considerar a sua deslocação ao Lobito por sua conta optando por navegar, de preferência em grupo, em cima de camião ou rebocando a embarcação no seu trailler, que para o efeito deverá estar tecnicamente capaz e munido de alguns pneus de socorro. De notar, conforme referi anteriormente, esta decisão nada tem a haver com indisponibilidade do patrocinador NDS em efectuar a transportação, mas sim por outras razões que neste momento prefiro omitir.

Este também será o último Torneio enquadrado nos actuais moldes de competição, estando a Organização e Patrocinadores disponíveis para em conjunto com a Federação Angolana de Pesca Desportiva encontrar moldes mais adequados para no futuro não desperdiçando o Know-How ou savoir-faire existente.

Este Torneio tem uma componente logística bastante grande e outras informações serão prestadas no período a decorrer até á realização do Torneio, ficando desde já o compromisso de organizar uma Reunião para tratar de questões técnicas e logísticas logo que tenha disponibilidade pessoal, provavelmente no inicio de Fevereiro.

Não devem ficar preocupados com o pescado capturado no dia 1 de Abril pois o Júri irá de certeza pontuá-lo dentro do regulamento, assim como com a qualidade dos prémios pois os Patrocinadores tudo farão para manter e melhorar a sua qualidade e a justa distribuição.

Já que estamos num período de festas em meu nome e dos Patrocinadores desejo a todos um Feliz Natal.

Em apenso encontrarão a ficha de inscrição que deverão devolver por esta via ou entregue na secretaria do Clube Náutico da Ilha de Luanda dentro do prazo estabelecido.

Cordialmente

O Director de Prova

Horácio Pina


9ª Edição do Torneio “BIG BLUE CUP”.

Caros Pescadores

Terminou a 12 de Dezembro 2010 a 9ª Edição do Torneio “BIG BLUE CUP” organizado pelo Clube Náutico da Ilha de Luanda e com o patrocínio da MDL LAMOSEL, SANEL E DESCO.

O Júri registou com bastante agrado a honestidade do TEAM GOODYEAR, que no 4º dia de pesca, após combate e embarque de um Blue Marlin com 249 kg, informou-nos que não pretendiam pontuação para o seu pescado, pois foi capturado fora das regras da IGFA. O pescador não aguentou o combate e passou a cana a outro, 10 minutos antes da captura e embarque do peixe, promovendo uma das fundamentais regras da Pesca Desportiva, “ O Pescador é o principal Júri de si mesmo”.

A 9ª Edição do Big Blue Cup teve inicio em Outubro com a realização dos dois dias iniciais nos quais foram efectuadas a maior parte das capturas de peixe de bico, o 3º dia ficou marcado apenas com a captura de dourados, um dos quais, pescado por Marco Couto dos Tubarões Fishing Team, com 25,5 Kgs acabou por se posicionar para a melhor marca da época 2010/2011.

O 4º e último dia alterou substancialmente a classificação, com os MARMELADAS do CNIL a fazerem Tag & Release a um Blue Marlin ocupando o 1º lugar do Torneio e vencendo pela 1ª vez um Torneio na Pesca Desportiva Angolana. Caipirinheiros do CNIL também fazem Tag & Release a Blue Marlin ocupando o 2º lugar do pódio, registando no seu palmarés a sua melhor classificação no Big Game Angolano.

Xiripiti, do CNIL, única Equipa com vasto palmarés, ficou em 3º lugar após marcar e soltar com vida um Blue Marlin, que o seu Capitão teima em afirmar tratar-se de um Striped Marlin, opinião que o Júri discorda pois as barbatanas do peixe indicam tratar-se claramente de um Blue Marlin Atlântico, pequeno, bastante lutador e com listas bastante vivas. Vencem também o TOP TAGGER pois foi a Equipa que primeiro capturou o seu último peixe de bico (08:54), conforme regulamentado e registado com base no infalível relógio do Júri.

No Campeonato de Clubes, após 3 jornadas, o Clube Náutico da Ilha de Luanda continua a pontuar para a conquista do taça 2010/2011, seguido pelo Clube Náutico de Benfica. Os Clubes Naval de Luanda, Militar e Nações Unidas ainda não conquistaram qualquer ponto.

Marco Couto dos Tubarões Fishing Team, do CNIL, capturou o maior exemplar de Dourado com 25,5 kgs, sendo o melhor registo até ao momento para esta espécie, assim como Toy Garrocho da Equipa Dragões, do CNIL, continua a deter a melhor marca de Atum, pescado esta Época com 28,5 kgs.

Tubarões Fishing Team, do CNIL, encerram o ano á frente do Campeonato com 34 pontos, bastante cómodos para enfrentar o próximo ano e as 5 jornadas que faltam, seguidos pelos surpreendentes Marmeladas, Team Náutico, Xiripiti e Caipirinheiros.

Depois de passar em 2010 pelos Clubes Náutico da Ilha de Luanda e Náutico Militar, a época abrirá em 2011, nos finais de Janeiro, no Clube Naval de Luanda com a realização de mais uma Edição das “24 Horas de Pesca de Luanda”.

Em apenso poderão encontrar as classificações actualizadas das competições em curso.

O Júri deseja a todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, recomendando para 2011 o exemplo do Team Goodyear.

Cordialmente

O Presidente do Júri

Horácio Pina

Classificação da 9ª Edição do Torneio “BIG BLUE CUP”


A equipa MARMELADAS do Clube Nautico da Ilha de Luanda é o vencedor da 9ª Edição do Torneio “BIG BLUE CUP”.

Classificação Final do “BIG BLUE CUP 2010”


Classificação Final e Fotos do Torneio:



Informação (Horarios), Regulamento Específicos, Prêmios, Classificação

Campeonato Pesca Desportiva De Alto Mar Época 2010/2011


Caros Pescadores;

Teve lugar durante o fim de semana no Clube Náutico Militar, a “VIII Edição do Billfish Challenge” encerrando a 3ª jornada do Campeonato de Pesca Desportiva de Alto Mar.

O primeiro dia de pesca fechou com os DRAGÕES a liderarem a classificação depois de fazerem Tag & Release a Blue Marlin e Veleiro seguidos pelos Tubarões que marcaram e soltaram com vida 3 veleiros acrescidos da captura de 2 Dourados. No segundo dia de pesca a Equipa Tubarões acaba por capturar mais um Dourado que lhe permitiu passar para o primeiro Lugar e vencer o seu primeiro Torneio da Época.

Os três lugares do Pódium acabam por ser ocupados pelos Tubarões, Dragões e Xiripiti todos do Clube Náutico da Ilha de Luanda.

Foram capturados nos dois dias de pesca, 10 veleiros todos marcados e soltos com vida e 10 Blue Marlins dos quais:

  • 1 – Pesado com 253,5 Kgs - Malembeiros
  • 1 - Pesado com 136,5 Kgs Team Unitel - Leader enrolado na cauda
  • 1 - Pesado com 88,5 Kgs Team Delta - Leader enrolado na cauda
  • 1 – Largado sem vida, na opinião do Júri pela Equipa Girassol – Leader enrolado na cauda
  • 6 - Marcados e soltos dentro das regras do Tag & Release.

No Campeonato Tubarões, Team Náutico e Dragões, todas do Clube Náutico da Ilha de Luanda estão á frente na corrida para o titulo 2010/2011 assim como o Clube Náutico da Ilha de Luanda no Campeonato de Clubes. Team Náutico do CNIL e Pescadores do Clube Naval de Luanda lidera a classificação do Sailfish Tagging Trophy e Marlins Bué.

Teremos ainda em Dezembro 2010 a última jornada do Big Blue Cup, nos dias 11 e 12, cuja classificação é liderada pela Equipa Pescadores e aonde o Campeão e Vice Campeão da Época passada (Tudo Fish e Jicula O’mesu) poderão ainda tentar melhorar a sua pontuação no Campeonato, fechando o ano de 2010 com outras perspectivas para enfrentar o resto da prova.

Em anexo envio as seguintes classificações:

1- Classificação do VIII Billfish Challenge.

2- Classificação do Campeonato, Maiores exemplares e InterClubes.

3- Classificação Marlins Bué e Sailfish Tagging Trophy.

4- Classificação dos 2 primeiros dias do IX BIG BLUE CUP.

Todas as informações e fotos da Pesca Desportiva Angolana poderão ser consultadas em www.clubenautico.com até á abertura do website da Federação Angolana de Pesca Desportiva.

Cordialmente

O Presidente do Júri

Luanda Sailfish Classic 2010


Team Náutico Vencedor do Torneio Luanda SailFish Classic 2010

Classificação Final e Fotos do Torneio:



Informação (Horarios), Regulamento Específicos, Prêmios, Classificação

Calendario dos torneios do Campeonato de Pesca Desportiva De Alto Mar

Foram organizados pela Secção de Pesca Desportiva durante o ano de 2009 as seguintes competições:

a) Torneio de Aniversário do Clube (Pesca de Alto Mar enquadrado no Troféu Proquimica)
b) Grand Slam Sport Fishing Tournament (Pesca de Alto Mar enquadrado no Troféu Proquimica )
c) Big Blue Cup (Pesca de Alto Mar enquadrado no Troféu Proquimica)
d) Luanda Sailfish Classic (Pesca de Alto Mar enquadrado no Troféu Proquimica )
e) Torneio dos Parguetes (Baía do Mussulo)
f) Torneio das Matonas (marina do CNIL para crianças até aos 12 anos)
g) Torneio de S. Bráz (Pesca de costa na praia de S. Bráz- Cabo Ledo)

Foi organizada no Clube, com a coordenação do Sócio José Manuel Martins a participação de Angola nos Mundiais da África do Sul, nos quais Angola se sagrou Campeã Mundial.Integraram a Selecção de Angola A, Campeã Mundial, os atletas do CNIL, Rafael Araújo, Victor Primo e Fernando Santos. O atleta José Manuel Cardoso detentor do recorde do mundo da FIPS-M em 2006 no Campeonato do Mundo, nos Açores, sagrou-se novamente melhor pescador mundial. No Campeonato de Clubes registamos um modesto 3º lugar que não demonstra o desenvolvimento desta modalidade no CNIL.


CopyRights © ClubeNautico.org