MENSAGEM DO PRESIDENTE DA DIRECÇÃO

28 DE FEVEREIRO DE 2009

FESTIVIDADES DOS 85 ANOS DO CLUBE NÁUTICO DA ILHA DE LUANDA

Ao ser fundado a 28 de Fevereiro de 1924 o Clube Náutico da Ilha de Luanda completa 85 anos.

Fundado com a denominação de Clube Desportivo Nun’Álvares (C.D.N.A.) altera o seu nome na Assembleia Geral de Abril de 1979 para Clube Náutico da Ilha de Luanda (C.N.I.L.) em função do despacho do Secretário Do Conselho Superior De Educação Fisica e Desporto, mantendo a bandeira com as cores Amarela e Preta.

O Clube teve duas fases fases de desenvolvimento dignas de registo:
- De 1965 a 1970 com a ampliação das instalações, fruto das verbas cabimentadas para a organização do XXIV Campeonato do Mundo de Snipes, realizado na Baía de Luanda de 23 de Outubro a 03 de Novembro de 1969.
- De 2002 até ao actual momento em virtude de uma nova dinâmica imposta por um grupo de Sócios.

No periodo de 1987 a 2000 o CNIL deixou de practicar desporto e organizar competições mantendo apenas a parte recreativa com a armazenagem de embarcações deixando as instalações degradadas e com um certo ar de abandono.
Durante o ano 2000 abre novamente a Secção de Natação, com uma Equipa modesta treinando na piscina do Alvalade por Paulo Junior.
Em 2001 envolve-se na organização da Pesca Desportiva, criando a Secção de Pesca Desportiva e volta a activar a Secção de Vela com a ajuda do Presidente da Federação José Augusto Junça.

Actualmente o Clube tem 568 Sócios dos quais 301 têm embarcações parqueadas na Placa e  marina e 267 Sócios são membros do CNIL por questões associativas, Desportivas ou para frequentar outras actividades que o Clube dispõe.
Para os Sócios que apenas têm o interesse na parte recreativa com a armazenagem das suas embarcações a Direcção tem a obrigação de criar regulamentos adicionais aos Estatutos para que estejam completamente definidos os seus direitos e obrigações, tendo a Direcção uma atenção especial com os Sócios e Sócios atletas que se interessam pela vida diária do CNIL e nela participam activamente com criticas, sugestões, pois é neles que está a actual chave do sucesso e desenvolvimento desta agremiação desportiva.

A Natação, foi a única secção que elevou a bandeira do CNIL, com a conquista do Campeonato Nacional, Taça de Angola, Nadador Completo (Troféu patrocinado por João Ramos) e prácticamente todas as competições em que esteve envolvida, fornecendo á Selecção Nacional os Atletas que conquistaram 3 medalhas de bronze e 4 de prata nas competições Internacionais.
Perpectivamos boas prestações da alta competição do CNIL, em 2009, na modalidade de Natação sob o comando de César Ribeiro, estando a Direcção a restruturar as escolas e áreas de formação de forma a dar continuidade aos resultados desta modalidade.

A Pesca Desportiva, com 16 Equipas inscritas, está no bom caminho comandando o Campeonato Nacional, fazendo esquecer o modesto 3º lugar na època 2007/2008.
De salientar que o CNIL é o único que tem no seu palmarés a conquista definitiva do Troféu Interclubes com a vitória consecutiva em 3 Campeonatos.

A Vela ligeira, que já foi a bandeira deste Clube, atravessa uma fase menos boa, precisando com urgência da actuação da Direcção para traçar politicas administrativas, organizativas e orçamentais de forma a voltar aos resultados de 2002 a 2005 para depois assumir a sua posição histórica do passado.

No rumo correcto está a Canoagem que começa a despontar resultados dos jovens atletas em formação devendo a Direcção criar um novo dinamismo para a sua estabilidade de forma a pensar no relançamento do Remo.

O CNIL tem uma nova Direcção que tomou posse nos finais de Outubro 2008, começando a dar os primeiros passos, de forma a imprimir novos métodos de gestão, que já se traduziram no inicio de 2009 em melhores condições sociais para os trabalhadores com a aplicação de uma nova grelha salarial, mais justa, enquadrada de forma a criar um equilibrio entre os trabalhadores, prometendo a Direcção dedicação e trabalho para que possamos elevar cada vez mais a bandeira Amarela e Preta do Clube Náutico da Ilha de Luanda.

O Presidente da Direcção

Horácio Pina

 

 


CopyRights © ClubeNautico.org