CNIL - Secção de Kitesurf

Informação sobre o Kitesurf:

O que é o Kitesurf?

O kitesurf é uma mistura de windsurf com esqui, wakeboard, surf, vôo livre... Você desliza sobre a água em uma prancha, puxado pela asa, que actua como uma asa impulsionado pelo vento.

Surfistas vão adorar fazer kitesurf nos dias sem ondas. Windsurfistas terão uma opção mais leve e divertida para dias de vento fraco. Os wakeboarders passam a ter uma alternativa quando o vento entra ou o barco quebra. A malta do vôo livre então...logo vicia-se neste desporte, que não polui nem agride a natureza.

Um kitesurfista está ligado a uma prancha com bases ou botas e ao mesmo tempo esta conectado a um “papagaio” kite grande que geralmente mede entre 5-18 m2, utilizando um “cinto” que denomina-se de arnes. Kitesurfistas são movidos pela água por kites que são controladas por cordas a fim de permanecer no ar. Além de pilotar o kite, o kitesurfista tem de, simultaneamente, manobrar a prancha sobre a água.

O equipamento do kitesurf:

  • 1 - Kite (asa em inglês).
  • 2 - Linhas de vôo medem de 20 a 30 metros.
  • 3 - Barra de controlo Usada para controlar a direcção do kite.
  • 4 - Arnês de cintura Usado para conectar-se ao kite através da barra.
  • 5 - Prancha Vários estilos são usados: como prancha de surf com alças para os pés, wakeboard, prancha bidireccional (anda para os dois lados).

A maneira correcta de iniciar no kitesurf é fazendo um curso com um instrutor qualificado. Veja a nossa escola, Gustykite.

Todo praticante de kitesurf deve sempre seguir as normas de segurança, seja qual for seu nível técnico.

As primeiras voltas na água acontecem sem a prancha, para que o aprendiz entenda e domine o controle do kite, assim como procedimentos de resgate e comandos para parar e estacionar o kite. Depois do iniciante entender a força que o kite consegue puxá-lo e já consegue controlar o kite com calma, é hora de tentar andar com uma prancha adequada ao aprendiz. Assim que der os primeiros arranques com a prancha, a adrenalina do kitesurf entra na pessoa e torna-se VICIANTE!!!

Uma variedade de técnicas e truques pode ser feito enquanto está a ser liderado por um kite na água. Saltos, giros, tirar a prancha do pés e apanhar ondas são apenas alguns dos truques desafiadores que tornam o Kitesurf um desporte agradável e estimulante.

Actualmente, o Kitesurf está a tornar-se mais seguro por causa da evolução contínua na construção do kite, instrução e Segurança de Sistemas de Lançamento. Houve também melhorias nas modalidades que o desporto abrange para servir kitesurfistas de todos os níveis e para todos os tipos de mar e condições meteorológicas. Hoje existem varias modalidades: Freestyle (manobras), Race (corrida), Hang Time (tempo de suspensão no ar), Waves (ondas), Freeride (navegar livremente).

História do Kitesurf?

A idéia de usar grandes asas para puxar um homem, a mercadoria, ou até mesmo um veículo não é exatamente uma invenção do século 20. Kitesurf pode ser rastreado até ao século 13 na China, onde navegavam com asas “Kites”, como era conhecido, em seguida, foi utilizado como um meio de transporte. As canoas eram arrastadas pela água através do uso destas asas.

Durante a década de 1800, George Pocock, o pai da tração do kite, modificou o projeto básico de asas, aumentando seu tamanho. A asa de kitesurf, que teve um sistema de controle de 4-linhas, tal como é hoje, foram usados como velas para facilitar o deslizamento dos carrinhos em terra, navios em alto mar, e mesmo homem veículos sobre gelo e neve. Em 1901, pioneiro da aviação Samuel Franklin Cody usou uma ASA para navegar através do Canal Inglês.

O desenvolvimento de kites mais controláveis e eficientes linhas de vôo ocorreu durante a década de 1970. Kite Ian Day´s da Flexifoil foi usado para mobilizar um catamarã Tornado, que acelerou mais de 40 km / h em 1978. Durante a década de 1980, as asas foram usadas em conjunto para arrastar as canoas e os pilotos usando patins, esquis de neve e patins de gelo.

Enquanto isso, dois irmãos chamados Bruno e Domnique Legagnoix na França também começou a desenvolver a marca Wipika, um kite insuflável de re-lançamento na água, que levou 15 anos para ser concluído. Composto por tubos insufláveis e um sistema de freio, o seu desenho de pipa melhorou significativamente o Re-lançamento na agua. O design dos irmãos foi lançado no mercado em 1997. Em 1998, havia cerca de 30 surfistas de todo o mundo. Este ano, o número tem aumentado exponencialmente a 150.000-200.000.

O que é necessario para praticar kitesurf?

  • - Minimo 16 anos
  • - Saber nadar
  • - Saúde Saudável ( de preferencia não ter problemas na coluna)

Quais são as condicões necessarias para a sua pratica?

  • - As condições meteorologicas favoraveis para haver um vento suficientemente para levantar o kite, ronda a volta de 8knots; uma praia limpa de lixo e obstaculos; areas amplas onde a nossa actividade não interfira com a actividade dos banhistas, como por exemplo a praia do Jango Veleiro.

CopyRights © ClubeNautico.org